domingo, 20 de novembro de 2011

Romantismo / Morfologia II

Olá meus queridos(as)!! Estamos chegando na reta final de mais um ano, por isso, não desanimem, vamos estudar,ok! Estou enviando algumas questões de literatura e de Português que vocês deverão responder, pois servirão como parte dos estudos para as provas. Lembrem-se: Estudar é pesquisar é rever a apostila e outros materiais, por exemplo, livros. Sem dúvida para vocês serem alunos nota 10 é a única maneira. Vou ficar muito feliz se vocês alcançarem ótimos resultados. É PRECISO APRENDER A ESTUDAR ESSE É O GRANDE DESAFIO! Atenção! Leia o texto que está logo abaixo das questões.  bjs!!
 (Não precisa entregar - é material de estudo) o gabarito das questões de português está no final.


Questões: Literatura
1-      Quais autores que retratam em suas obras o índio. Cite algumas obras indianistas e seus respectivos autores.
2-      Destaque as principais características apresentadas no período romântico.
3-      Na prosa regionalista diversos autores optaram por descrever o mundo real, dos sertões.  Destaque algumas obras e seus autores.
4-       Faça uma síntese sobre José de Alencar e Visconde de Taunay. (suas obras, características etc)

Questões: Português

1-(Unimep – SP) – “Se você não arrumar o fogão, além de não poder cozinhar as batatas, há o perigo próximo de uma explosão.” 
As palavras destacadas podem ser substituídas por:  
a) concertar – coser - iminente
b) consertar – cozer – eminente
c) consertar – cozer – iminente
d) concertar – coser – iminente
e) consertar – coser – eminente
2- Quais dos grupos de palavras são formados por interjeição:
a) Vida, Casa, Palavra, Cruzada
b) Documentar, Texto, Moscas! , Questione!
c) Ei!, Marta, Sai!, Entretanto
d) Oh!, Claro!, Oba!, Atenção!
e) Atenção!, A tensão, Rua Gaspar Dutra, Correr

3. Qual dos sentidos das interjeições está correto?
a) Credo! - Repulsa
b) Vamos! – Dúvida
c) Puxa! – Intenção
d) Firme! - Repulsa
e) Hum! – Desejo

4-Assinale a alternativa em que a preposição destacada estabeleça o mesmo tipo de relação que na frase matriz: Criaram-se a pão e água.

      a) Desejo todo o bem a você.
      b) A julgar por esses dados, tudo está perdido.
      c) Feriram-me a pauladas.
      d) Andou a colher alguns frutos do mar.
      e) Ao entardecer estarei aí.

5-“Estudamos, logo deveremos passar nos exames”. A oração em destaque é:
a) coordenada explicativa
b) coordenada adversativa
c) coordenada aditiva
d) coordenada conclusiva
e) coordenada alternativa

Romantismo no Brasil

Características e autores

Características de estilo

De maneira geral, predominam as mesmas características do romantismo europeu. Contudo, vale mencionar a busca de autores como Gonçalves Dias e José de Alencar de "abrasileirar" a língua portuguesa. Também merecem destaque o Indianismo (que ganhou forma através da prosa romântica e da poesia do Romantismo e o regionalismo, expressões tipicamente brasileiras do nacionalismo romântico. Com o Romantismo tem início da prosa de ficção brasileira.

Principais autores

·  Sousândrade


Indianismo
Substancialmente, o Indianismo está presente em nossas obras literárias românticas, enquanto idealização e valorização do índio, e também enquanto registro ou invenção imaginária de seu modo de vida, costumes e crenças, bem como de sua linguagem. Na época, tiveram impulso os estudos da língua tupi antiga, cujos vocábulos foram a partir de então aos poucos integrando a linguagem culta do Português escrito no Brasil.

Os exemplos mais evidentes e significativos desse Indianismo podem ser encontrados na poesia de
Gonçalves Dias e na prosa de José de Alencar, com destaque na obra deste último para "O Guarani", "Ubirajara" e "Iracema". Mais discretamente, porém, e bem antes de Alencar, o Indianismo romântico não deixa de se manifestar nos capítulos 9 e 10, de "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, em que se conta o amor do casal indígena formado por Ahy e Aoitin.

Três faces do Romantismo brasileiro

 Gonçalves Dias – Protagonista da 1ª Geração do Romantismo

A 1ª Geração do Romantismo teve como principal escritor o maranhense Gonçalves Dias. Ele, apesar de não ter introduzido o gênero no Brasil (papel este de Gonçalves de Magalhães), foi o responsável pela consolidação da literatura romântica por aqui.

A exaltação da natureza, a volta ao passado histórico e a idealização do índio como representante da nacionalidade brasileira são temas típicos do Romantismo presentes nas obras de Gonçalves Dias. Assim, sua obra poética pode ser dividida basicamente em lírica (o amor, o sofrimento e a dor do homem romântico – “Se se morre de amor”), medieval (uso do português arcaico – “Sextilhas de frei Antão”) e nacionalista (exaltação da pátria distante – “Canção do Exílio”).

Porém, o traço mais forte da obra romântica de Gonçalves Dias é o Indianismo. Ele é considerado o maior poeta indianista brasileiro e possui em sua obra poemas como “I-Juca Pirama”, no qual a figura do índio é heróica, chegando até a ficar “europeizada”.

Utilizador de alta carga dramática e lírica em suas poesias, com métrica, musicalidade e ritmos perfeitos, Gonçalves Dias se considerava uma “síntese do brasileiro”, por ser filho de pai português e mãe mestiça de índios com negros. Talvez por isso tenha citado tanto as três raças em sua obra, todas de formas distintas.

José de Alencar – O pai dos Romances Indianistas e Urbanos

Os romances do Romantismo levaram ao leitor da época uma realidade idealizada, com a qual eles se identificaram (escapismo, fuga da realidade, típica característica do Romantismo). Entre eles, o romance indianista foi o que mais fez sucesso entre o grande público, por trazer consigo personagens idealizados, representados por índios. Esses “heróis” caracterizavam uma tentativa dos autores de simbolizar uma tradição do Brasil, o que nem sempre acontecia, em virtude da caracterização artificial do personagem, mais “europeizada” ainda que os indígenas de Gonçalves Dias.

José de Alencar foi o maior autor da prosa romântica no Brasil, principalmente dos romances indianistas e urbanos. Tentando estabelecer uma linguagem brasileira, Alencar consolidou a modalidade no país e lançou clássicos como “O Guarani” e “Senhora”.

O indianismo de José de Alencar está presente no já citado “O Guarani”, além de outros clássicos como “Iracema” e “Ubirajara”. Alencar defendeu o estabelecimento de um “consórcio entre os nativos (que fornecem a abundante natureza) e o europeu colonizador (que, em troca, oferece a cultura, a civilização). Dessa forma, surgiu então o brasileiro. Em todo o momento, a natureza da pátria é exaltada, um cenário perfeito para um encontro simbólico entre uma índia e um europeu, por exemplo.

Já em seus romances urbanos, José de Alencar faz críticas à sociedade carioca, cidade onde cresceu, levantando os aspectos negativos e os costumes burgueses. Nessas obras, há a predominância dos personagens da alta sociedade, com a presença marcante da figura feminina. Os pobres ou escravos são reduzidos ou quase não têm papel relevante nos enredos.

Assim é a premissa básica de histórias de Alencar como “Lucíola”, “Diva” e, claro, “Senhora”. As intrigas de amor, desigualdades econômicas e o final feliz com a vitória do amor (que tudo apaga), marcam essas obras, que se tornaram clássicos da literatura brasileira e colocaram José de Alencar no hall dos maiores romancistas da história do Brasil.

Visconde de Taunay – a originalidade do Romance Regionalista

O romance regionalista é um gênero da prosa romântica tipicamente brasileiro, completamente original. Isso se deve ao fato de não ter inspiração em modelos europeus, já que os cenários e enredos são basicamente inspirados em paisagens, costumes, valores e comportamentos típicos de pequenos proprietários de regiões brasileiras.

Assim, o autor da obra considerada como o melhor romance regionalista do Brasil, “Inocência”, Visconde de Taunay, utilizou em sua história todos os elementos que representam o regionalismo. A descrição fiel e objetiva de uma região, os confrontos entre o homem do campo ou do sertão (que possui preconceitos contra os costumes da cidade) e o homem urbano (que é liberal em relação aos costumes e subestima o homem rural) são características presentes em “Inocência”, como melhor representante do gênero regionalista.

Os personagens são aqueles clássicos do romantismo, com as mesmas emoções e o mesmo sentimentalismo, só que adaptados ao quadro regional, deslocados para um cenário diferente, que acaba interferindo em seus destinos.

O que Taunay e outros autores regionalistas pretendiam era “conquistar o espaço brasileiro”, mostrar histórias de personagens que enfrentam problemas em meio à seca e ao latifúndio do Nordeste, romances passados nos pampas gaúchos ou críticas à sociedade baiana da zona do Cacau. Isso tudo, na maioria das vezes, sem nem conhecer tais regiões.

Gonçalves Dias, José de Alencar e Visconde de Taunay escreveram obras diferentes umas das outras, com elementos próprios e técnicas distintas. Ainda assim, todos tinham o mesmo propósito: contribuir com a formação de uma linguagem e de uma cultura brasileira.

 
Por Camila Mitye
  Equipe Brasil Escola                                                                                           pesquisa: www.brasilescola.com/literatura/romantismo






Obs:  O gabarito está logo abaixo, após resolver, confirme os acertos.


Gabarito das questões de português:   1-c/ 2- d/ 3-a/ 4-c /5-d