domingo, 30 de outubro de 2011

Atividades de Literatura e de Língua Portuguesa


Atividade sobre literatura: Romantismo                        (Deverá ser entregue até dia 16/11)

Livro: “A Moreninha” (Questões 1 e 2)
1-     As seguintes afirmações a respeito do romance romântico se adéquam ao trecho transcrito de A Moreninha? Justifique sua resposta.
Afirmação A: O romance romântico construiu-se de tal maneira que permitiu ao leitor identificar-se com as personagens e passar a experimentar um conjunto de vivências que a vida lhe negava.
Afirmação B: A própria aparência física das personagens retrata maior ou menor capacidade de amar; o herói e a heroína dos romances são belos e corajosos.

2-     Tomando por base a cena de O Sarau, separe as personagens em grupos ou por faixa etária. Qual deles predomina? Que tipo de pessoas são? O que estão falando ou fazendo? Você considera que estão enquadrados na sociedade burguesa? Por quê?

3-Leia o poema e responda a questão seguinte

Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

 Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa
atitude do eu-lírico manifesta a:

(A) ironia romântica
(B) tendência romântica
(C) melancolia romântica
(D) aversão dos românticos à natureza
(E) fuga romântica para o sonho


Atividades de Língua Portuguesa - Interpretação       ( entregar até dia 16/11)

Leia o texto abaixo para responder as questões  4 e 5

Transtorno do comer compulsivo
O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e vergonha. Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br.

4-Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de:

(A) descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
(B) narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
(C) aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
(D) expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
(E) encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.


5-A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação.
Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
                                                                                                                Disponível em: http://www.abqv.org.br.

No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída

(A)   Apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de conseqüências.
(B)   Descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas
(C)  Indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada
(D)  Enumera fatos sucessivos em uma relação temporal
(E)    Mostra oposição e acrescenta ideias.

6-Leia a propaganda abaixo e responda a questão seguinte.

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR
DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE
ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS
                                                                 Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.


Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circulam o texto publicitário, seu objetivo básico é:

(A)  Influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelo que visam à adesão ao consumo.
(B)  Definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
(C)  Defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
(D)  Facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
(E)  Questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.









Olá meus queridos (as). Essas atividades valerão 1,0 ponto de participação para as duas disciplinas, portanto, não deixem de entregar!!
Caso seja necessário, pesquisem sobre as questões - principalmente as de literatura consequentemente estarão estudando.  Lembrem-se estamos na reta final não desanimem!!! Conto com o empenho de vocês para fecharmos com “chave de ouro”
Obs.: Poderão imprimir e responder ou copiar e responder, ok!
Beijos...
Tânia.